top of page

Este sírio conquistou o sucesso no Brasil com aulas de árabe

Leia aqui a reportagem da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios sobre Mohamad Alsaheb e o Centro da Língua Árabe!




Este sírio conquistou o sucesso no Brasil com aulas de árabe


Mohamad Alsaheb é o fundador do Centro da Língua Árabe, que ensina o idioma a descendentes e pessoas interessadas em fazer negócios na região


Em 2014, quando fugia da guerra em seu país de origem, o sírio Mohamad Alsaheb, 38 anos, viu as portas do Líbano e da França se fecharem para ele. “Soube que o Brasil era um dos poucos países que aceitavam refugiados sírios e decidi tentar a sorte. Eu não conhecia nada por aqui além do Carnaval e da Amazônia”, diz.


Ao desembarcar em São Paulo, percebeu que não teria chance em sua área — com formação em publicidade, ele tinha vasta experiência nas áreas de animação, produção de conteúdo e montagem de vídeos.

Para se manter, conseguiu um trabalho como designer do site de uma empresa de e-learning. Depois de frequentar aulas de português para refugiados na ONG Instituto Base Gênesis, acabou chamado para lecionar inglês.


Na sequência, fez um curso para professores de idiomas em outra ONG, a Abraço Cultural, onde também deu aula para refugiados. “Descobri uma nova vocação. Nas aulas que dava como free-lancer, os alunos elogiavam minha capacidade de ensinar e meu carisma”, diz.




Foi nesse momento que Alsaheb identificou uma oportunidade de negócios. “Pesquisei o mercado e não encontrei nenhuma escola especializada no idioma árabe”, afirma. Em janeiro de 2018, fundou o Centro da Língua Árabe.


No início do ano letivo de 2019, já eram mais de 70 alunos matriculados em sete diferentes turmas — há desde brasileiros que desejam conhecer a língua antes de viajar para o Oriente Médio até filhos e netos de imigrantes que querem se comunicar com seus parentes.


Em paralelo, o centro atende empresas que fazem negócios com o mundo árabe e querem treinar seus funcionários no idioma — a Philips é uma das clientes.


Mergulho no mundo árabe


Conteúdo caprichado A experiência nas áreas de produção de conteúdo e criação de vídeos foi fundamental para o sucesso do empreendimento. “Investi tudo o que sabia no novo negócio. Criei o logotipo da marca, realizei vídeos para divulgar a escola e sou o responsável por todas as postagens nas redes sociais, que tratam da vida e da cultura árabes”, diz Alsaheb.


Caligrafia e maquiagem “Aprender a língua árabe não é o único desejo dos alunos brasileiros. Com o tempo, descobri que eles tinham muita curiosidade sobre outros aspectos da cultura árabe.” Além de incluir histórias típicas na sala de aula, o empreendedor criou cursos de caligrafia e maquiagem árabe. “O próximo passo será um curso de business para quem deseja negociar com empresas do Oriente Médio”, diz.



 

Por Felipe Datt e Marisa Adán Gil, publicado em 16 de maio de 2019



186 visualizações
bottom of page