Bem-vindos à Síria!

Você já ouviu falar da técnica Al'ajami? E da Aljame' Alumawi? Então venha conosco nesta pequena viagem à Síria!




Informações gerais


A Síria é um país localizado na Ásia Ocidental.


O território sírio faz fronteira com o Líbano e o Mar Mediterrâneo a oeste, a Turquia ao norte, o Iraque a leste, a Jordânia ao sul e a Palestina ao sudoeste.


É um país de planícies férteis, altas montanhas e desertos, e é o lar de diversos grupos étnicos e religiosos.


A Síria possui uma história muito antiga, desde os arameus e assírios, marcada fortemente pela influência e rivalidade da Mesopotâmia e do Egito. Com a ascensão do islamismo, a Síria se tornou um dos focos mais importantes da civilização árabe.


Pontos turísticos


Grande Mesquita de Damasco (Aljame' Alumawi)

Está localizada na cidade de Damasco, capital da Síria. É considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e o quarto lugar mais sagrado do mundo para os muçulmanos.

A mesquita contém lindos mosaicos e minaretes que foram conservados desde sua construção original.



Al-Hamidiyah Souq

É o maior souq (mercado) do país, e também o souq central da Síria, localizado dentro da cidade antiga de Damasco. O local remonta à era otomana, é um dos distritos comerciais mais populares da Síria, repleto de centenas de empórios de roupas, lojas que vendem artesanato e jóias tradicionais, cafés, mercearias, barracas de comida e sorveterias.

Palmira

Palmira é um oásis no deserto da Síria, a nordeste de Damasco. Palmira contém as ruínas monumentais de uma grande cidade que foi um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo. Entre os séculos I e II, a arte e a arquitetura de Palmira, encruzilhada de várias civilizações, casaram técnicas greco-romanas com tradições locais e influências persas.



Citadela de Alepo

A Citadela de Alepo é um grande palácio medieval fortificado localizado em Alepo, no norte da Síria.

É um dos maiores e mais antigos castelos do mundo, e há referências da colina de onde a citadela se situa que datam de pelo menos 3 000 anos antes de Cristo.


Faz parte da Cidade Antiga de Alepo, e é classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1986.



Comida tradicional


Falafel فلافل

Falafel é um salgadinho. Consiste em bolinhos fritos de grão-de-bico ou fava moídos, normalmente misturados com condimentos como alho, salsa, coentro e cominho. Muitas vezes são consumidos dentro do pão sirio, com homus (pasta de grão-de-bico), tahine (pasta de gergelim) e salada (tomate, pepino, cebola e alface). Hoje, o falafel é consumido em todo o mundo.




Fatteh فتة

Fatteh é uma comida tradicional da cidade de Damasco, feito de grão-de-bico, pão sirio em fatias, limão, alho, molho de tahine e manteiga. Esse é o prato do fim da semana, um dos preferidos das famílias de Damasco.




Kibe com colhada كبة لبنية

Kibe com coalhada, também conhecido como kibe labanieh, é um prato tradicional da Síria. Trata-se de kibe recheado de carne e cozido no iogurte, um prato muito especial e gostoso. Você já experimentou?



Sorvete de pistache (بوظة)

é um sorvete tradicional feito à base de leite, nata e Sahlab, alem de outros ingredientes, tendo o pistache com item principal.


Arte tradicional da Síria

Al'ajami العجمي

É uma técnica de pintura feita em painéis de madeira. A arte e artesanato de 'Ajami começa a ser praticada popularmente entre os séculos XVII e XVIII, especialmente durante o período otomano. 'Ajami é o termo usado para descrever a técnica de pintura no painel de parede de madeira, tanto por dentro quanto por fora.




Endereço

R. Afonso de Freitas, 45   |   Paraíso

CEP 04006-050   |   São Paulo - SP   |   BRASIL

Fique por dentro das novidades do Centro Árabe!

Formas de pagamento

Cartão de crédito (à vista ou parcelado)

Cartão de débito

Boleto bancário

Depósito ou transferência

© 2020 Centro Árabe

Design: Ana Key Kapaz

Logo Centro da Língua Árabe