Bem-vindos à Jordânia!



A Jordânia é um país do Sudoeste Asiático, localizado na margem leste do rio Jordão. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao leste e sul, Iraque a nordeste, Síria ao norte, Palestina a oeste e o Mar Vermelho ao extremo sul. A Jordânia está estrategicamente localizada no cruzamento da Ásia, África e Europa. Sua capital e cidade mais populosa é Amã, que também é o centro econômico e cultural do país.


A Jordânia é classificada como um país de "elevado desenvolvimento humano", com uma economia de "renda média alta". A economia jordaniana atrai investimentos estrangeiros devido à mão de obra qualificada. O país é um grande destino turístico, especialmente para viajantes europeus.


Pontos turísticos


Petra

É indiscutivelmente a principal atração da Jordânia. Uma cidade inteira esculpida nas rochas, com 10 mil anos de história, que já foi cenário de filme do Indiana Jones e atualmente é uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Uma visita ao sítio arqueológico é imperdível.


Mar Vermelho

Apesar do nome, o Mar Vermelho tem águas transparentes, propícias para snorkeling e mergulhos com a companhia garantida de coloridos corais. A cidade de Aqaba em si é bem pequena, e trajetos de táxi em seu perímetro urbano não costumam passar de 2 JD. À exceção das praias e atividades turísticas, há muito pouco para se ver por lá. O Museu de Aqaba (ingressos a 1 JD) e o Forte do século XIV, em manutenção mas com fachada visível, são boas opções para quem tem mais tempo na cidade. Há praias públicas e privadas na região.


Mar Morto

O Mar Morto é famoso por ser o lago mais salgado do mundo. Além disso, é também o ponto mais baixo do planeta, a 394,6 metros abaixo do nível do mar! É possível visitar a atração em um bate e volta saindo de Amã, pois localiza-se a aproximadamente 60 km da capital.

A lama do mar morto é conhecida por suas propriedades terapêuticas e estéticas.


Deserto de Wadi Rum

Deserto é tudo igual? Não na Jordânia. O país possui a maior parte de seu território formado por áreas desérticas, mas é no Wadi Rum, um vale de areia e montanhas de pedra em tons avermelhados, que esse tipo de paisagem mostra todo seu esplendor. O Wadi Rum, também conhecido como "O Vale da Lua" devido as suas formações rochosas, é um lugar de extremos. Aqui a natureza mostra toda sua força, em condições meteorólogicas que desafiam a vida humana. O cenário praticamente inalterado pelo homem é esculpido por ventos, que ergue e dá forma a imponentes labirintos de arenito e granito. O local, com seu visual inóspito, serviu de cenário para filmes como Transformers e Perdido em Marte.


Comida tradicional


Mansaf

O prato nacional da Jordânia é a especialidade beduína chamada Mansaf, um cordeiro temperado com ervas aromáticas, às vezes levemente condimentado. Ele é cozido em um tipo especial de coalhada chamada jamid, e servido em um prato grande com arroz e coberto com amêndoas.

Este prato saboroso é servido principalmente em ocasiões especiais, uma vez que possui um importante significado simbólico nos encontros sociais.


Mlukhiyyeh

Uma verdura especial, semelhante ao espinafre, cozida em um ensopado com pedaços de frango ou carne. É servido com arroz.

Trajes folclóricos

Trajes folclóricos da Jordânia são usados ​​pelos jordanianos e representam uma parte importante da história, identidade e cultura do povo e seu produto cultural ao longo dos séculos. Apesar do tamanho relativamente pequeno do país, a moda jordaniana se distingue por sua originalidade e sua grande diversidade, especialmente as mulheres, dada a diversidade da geografia da Jordânia, onde cada região tem seus próprios desenhos com moda e denominadores comuns entre algumas regiões. Esses trajes também se distinguem por seus motivos elaborados, baseados na história, crenças e ambiente do país.

O que você achou? Yalla, vamos visitar a Jordânia?

Endereço

R. Afonso de Freitas, 45   |   Paraíso

CEP 04006-050   |   São Paulo - SP   |   BRASIL

Fique por dentro das novidades do Centro Árabe!

Formas de pagamento

Cartão de crédito (à vista ou parcelado)

Cartão de débito

Boleto bancário

Depósito ou transferência

© 2020 Centro Árabe

Design: Ana Key Kapaz

Logo Centro da Língua Árabe